Às crianças e jovens deve ser estimulado o desenvolvimento de habilidades sociais, uma vez que as crianças com SAF mostram profunda dificuldade em entender regras e processar informações sociais, têm dificuldade de comunicação e exibem uma conduta francamente antisocial. Tais habilidades são desenvolvidas por meio de instruções simples sobre as condutas sociais e ensaiando essas condutas em casa, com os pais ou nas sessões de terapia.
Os passos para contornar essas dificuldades em contexto escolar, devem contemplar as seguintes estratégias de ensino
- Implementação de rotinas diárias;
· Promoção de práticas repetitivas, para adquirir habilidades;
· Explicação detalhada das relações de causa/efeito;
· Explicação minuciosa de instruções verbais, passo a passo;
· Uso de material visual para acompanhar as instruções verbais.
· Promoção de práticas repetitivas, para adquirir habilidades;
· Explicação detalhada das relações de causa/efeito;
· Explicação minuciosa de instruções verbais, passo a passo;
· Uso de material visual para acompanhar as instruções verbais.
Na escola, algumas adaptações se fazem necessárias:
· Minimizar as distrações visuais e auditivas;
· Uso de materiais facilmente visualizados;
· Materiais claramente organizados;
· Apoio visual para realização de tarefas.
Outro aspecto importante a ser levado em conta é que essas crianças são de risco para serem vítimas de acidentes, em função de sua impulsividade, julgamentos inadequados e dificuldade em inibir condutas, devido à falta de controle de impulsos.
Existem verdadeiras lesões no cérebro que os impossibilitam muitas vezes de gerir os seus impulsos de forma socialmente adequada. Por isso é necessário trabalhar e muito as suas competências sociais.
Intervenções farmacológicas
Como as crianças e adolescentes com SAF apresentam alto risco de alterações do humor, problemas de comportamento, drogadição, entre outros, não é fácil encontrar estudos controlados sobre o uso de medicação nesses pacientes. O uso de estimulantes poderia ter efeito benéfico em alguns portadores de SAF, mas novos estudos são necessários para se chegar a uma conclusão definitiva. Por outro lado, indivíduos expostos, na vida intrauterina, aos efeitos do álcool podem apresentar reações atípicas ou desfavoráveis à medicação implicando em novas análises do problema com o fim de evitar o uso indevido da mesma.
É necessário conhecer todo o historial das crianças e trabalhar em equipa para que possamos encarrilhar no caminho do sucesso escolar, pessoal e social dos miúdos.
Espero que estas dicas tenham ajudado,
Elisabete Vicente
Sem comentários:
Enviar um comentário